Efetividade da educação sanitária na redução dos riscos no comércio de produtos cárneos
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n6a115.1-5Palavras-chave:
açougues, carnes, educação, sanitária, vigilânciaResumo
O consumo de produtos cárneos sem procedência ou sem condições de boas práticas de manipulação põem em risco a saúde população. Desta forma, a educação pode ser uma ferramenta importante para melhoria das condições sanitárias do comércio de produtos cárneos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de uma ação educativa na melhoria da qualidade dos produtos oferecidos em açougues. Foi disponibilizada, via formulário eletrônico, uma pesquisa de opinião ao público, sobre a qualidade dos produtos cárneos encontrados no comércio local. Também foi realizada uma palestra educativa para 23 estabelecimentos (manipuladores e proprietários), com uma avaliação de conhecimentos pré e pós-palestra. Os estabelecimentos também foram classificados em Ruim, Regular ou Bom, através de inspeção sanitária in loco por meio de lista de verificação. A pesquisa de opinião demonstrou a preocupação da população quantos aos riscos sanitários no consumo carnes. A avaliação dos manipuladores/proprietários revelou um bom conhecimento prévio, com aprimoramento no tema após a palestra. Verificou-se através das inspeções, uma melhora das condições sanitárias após a atividade educativa. Conclui-se que, a educação sanitária contribui para redução dos riscos no comércio de produtos cárneos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cleber Bastos Rocha, Antônio César Côrrea , Vivian Antunes Beneri, Marília da Costa Alvarengo, Fabio Moraes Miranda, Michele Neves Meneses
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.