Avaliação da ação de extratos vegetais com potencial atividade carrapaticida
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n8a157.1-7Palavras-chave:
extrato vegetal, mortalidade, RhipicephalusResumo
Carrapatos Rhipicephalus sanguineus são ácaros hematófagos e ectoparasitas de importância médico veterinária por serem vetores de doenças como Babesiose e Ehrlichia. Pesquisas com princípios ativos de plantas constituem uma alternativa no controle de carrapatos. Objetivou-se avaliar o efeito carrapaticida de extratos vegetais sobre teleóginas de R. sanguineus. Usando folhas de Chenopodium ambrosioides, Anonna muricata, Furcraea foetida, Ricinus communis, Echinodorus grandiflorus, Melissa officinalis e Crocus sativus foram usadas em extrações em hexano, metanol ou etanol. O extrato vegetal filtrado (EV) foi concentrado em evaporador rotativo. Os testes foram realizados em fêmeas de R. sanguineus ingurgitadas (n=10) imersas por 5 minutos em EV diluídos em óleo de milho. O grupo controle passou por imersão em óleo de milho. Em seguida os carrapatos foram fixados e acompanhados quanto a mortalidade e ovoposição por 30 dias. Como resultado o extrato de M. officinalis não apresentou atividade carrapaticida. Os extratos de A. muricata e R. communis interferiram discretamente na eficiência reprodutiva e eclodibilidade de ovos. O extrato de F. foetida e C. sativus influenciaram na viabilidade dos ovos. E. grandiflorus reduziu a eclodibilidade em 90%. C. ambrosioides em 24 horas matou 100% das teleóginas tratadas. Desse modo conclui-se que E. grandiflorus apesar de não causar a mortalidade das teleóginas, intefere significativamente na reprodução e na eclodibilidade dos ovos, enquanto C. ambrosioides é eficiente em causar a morte das fêmeas de R. sanguineus em poucas horas. Sendo assim, os extratos de E. grandiflorus e C. ambrosioides apresentaram maior potencial para utilização no controle de R. sanguineus.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Benedito Matheus dos Santos, Fábio Fernandes Bruno Filho, Mirian Machado Mendes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.