Desenvolvimento orgânico da alface cv. Veneranda em diferentes canteiros e manejo de irrigação
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n10a182.1-5Palavras-chave:
semiárido, sustentável, vegetalResumo
Objetivou-se com este trabalho, avaliar o desenvolvimento da alface cv. Veneranda, em diferentes formas de irrigação em sistema orgânico de produção no semiárido Pernambucano. O presente estudo foi realizado na cidade de Salgueiro/PE, em uma propriedade rural de base familiar. Experimentalmente foram analisadas o desenvolvimento da alface orgânico irrigadas em canteiro econômico integrado ao sistema de irrigação cuca de umbu e canteiro convencional por meio da evapotranspiração de referência (ETo) diária, estimado pelo método padrão de Penman-Monteith recomendado pela FAO, durante sete épocas de avaliação biométrica após o transplantio (04; 08; 12; 16; 20; 24 e 27 DAT). Ao final do ciclo (27 DAT) foram avaliados os dados biométricos e de consumo hídrico por tipo do manejo da irrigação. Após coleta, os dados foram submetidos a análise de regressão polinomial. Os resultados mostraram que os parâmetros biométricos (número de folhas, altura e diâmetro da planta) foram superiores para o canteiro econômico, integrado sistema de irrigação cuca de umbu. No entanto, houve um consumo de 47,17 mm de água neste sistema de irrigação, quando comparado ao manejo da irrigação em canteiro convencional via ETo pelo método padrão de Penman-Monteith – FAO.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Elton Carlos Pereira Vieira de Alencar Teles, Daniel Carvalho Leite, Francisco Dirceu Duarte Arraes, Jânio Eduardo de Araújo Alves, Roberto Castro Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.