Osteopatia hipertrófica em cadela secundária a metástase pulmonar de neoplasia mamária: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n5a326.1-9Palavras-chave:
Cão, proliferação periosteal, síndrome paraneoplásicaResumo
A osteopatia hipertrófica é uma desordem paraneoplásica caracterizada por neoformação óssea periosteal que geralmente está associada a neoplasias primárias ou metástases pulmonares. O diagnóstico é realizado por meio do histórico, anamnese e exames físico e radiográfico. O tratamento baseia-se na regressão dos sinais clínicos com a remoção da causa primária, com o prognóstico variando de reservado a desfavorável de acordo com a possibilidade de resolução do processo primário. Foi atendido um paciente da espécie canina, fêmea, de doze anos de idade, sem raça definida, apresentando dor e aumento de volume em membros torácicos, claudicação e andar relutante. Com os achados do exame físico e exame radiográfico associado ao histórico de neoplasia mamária anterior, suspeitou-se de síndrome paraneoplásica óssea. O presente relato tem como objetivo descrever um caso de osteopatia hipertrófica secundária à metástase pulmonar de neoplasia mamária em uma cadela, descrevendo os achados clínicos e o exame radiográfico como apoio diagnóstico e sua evolução clínica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Marina Christianini Belz de Melo, Jamile Helms, Denise do Vale Soares, Bruno Alberigi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.