Nefrocalcinose medular bilateral por ingestão de Zantedeschia aethiopica (copo de leite) em filhote canino: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n5a324.1-4Palavras-chave:
alteração renal, calcificação, filhote, intoxicação por planta, Zantedeschia aethiopicaResumo
A planta ornamental Zantedeschia aethiopica, vulgarmente conhecida como “copo-de-leite’’, contém idioblastos de oxalato de cálcio em sua lâmina foliar, pecíolo e espata. Este componente é tóxico para o organismo e pode ocasionar distúrbios gastrointestinais, renais e hepáticos, sendo os sinais clínicos variáveis e o diagnóstico baseado principalmente em histórico de ingestão acidental da planta. Uma das alterações que podem ser encontradas nesses casos é a presença desses cristais de oxalato nos rins, gerando uma nefrocalcinose. O objetivo deste trabalho foi de relatar uma ocorrência de nefrocalcinose medular por ingestão de Zantedeschia aethiopica em um filhote canino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Rayzza Rodrigues Perin, Dina Regis Recaldes Rodrigues Argeropulos Aquino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.