Aspectos biológicos e nutricionais de Dasypus novemcinctus (Linnaeus, 1758)
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n5a329.1-11Palavras-chave:
conservação, manutenção, recuperação, tatuResumo
Os tatus (Dasypus novemcinctus) são animais terrestres, solitários e de hábito crepuscular/noturno. Representam a maior espécie do gênero Dasypus, com ampla distribuição geográfica e são conhecidos por abrigar diversos agentes patogênicos, além de atuar como bioindicadores de doenças potencialmente patogênicas aos humanos. Deste modo, são muito utilizados para a pesquisa científica relacionada à saúde humana. Alimentam-se principalmente de insetos, sendo considerados animais insetívoros oportunistas, mas consomem também outros itens alimentares, como frutos, pequenos vertebrados, ovos, carniça, fungos, apresentando uma variabilidade sazonal na ingestão de alimentos, assim buscando alimento ao longo de todo o ano. Apesar de não constarem em lista de espécies ameaçadas, sofrem ameaças constantes em toda a sua extensão territorial, sendo cada vez mais encaminhados a centros de reabilitação e manutenção de animais silvestres. E mesmo sendo mantidos sob cuidados humanos para pesquisa científica relacionadas com a saúde humana, há pouco conhecimento biológico sobre a espécie, principalmente em relação às suas necessidades nutricionais e à criação artificial de filhotes. Portanto, o objetivo desta revisão bibliográfica foi reunir as informações sobre a biologia, os aspectos nutricionais e de criação artificial de tatus. A pesquisa inferiu que ainda há muitos pontos sobre a espécie que precisam de maiores investigações, principalmente quando relacionados à nutrição ex-situ e criação artificial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Carolyne Assis Eigenheer Pinke Testa, Alicia Giolo Hippólito, Gisele Junqueira dos Santos, Bárbara Sardela Ferro, Thiago Ferla Novais Castro, Alessandra Melchert
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.