Hidrocefalia canina diagnosticada através de ultrassonografia transcraniana: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n07a856.1-4Palavras-chave:
Cão, diagnóstico por imagem, pug, ultrassomResumo
A hidrocefalia considerada uma anomalia multifatorial, associada ao acúmulo ou passagem inadequada do líquido cefalorraquidiano, as consequências de tal enfermidade podem ser dilatação, aumento de volume e subsequente atrofia e destruição do parênquima encefálico. Seu diagnóstico definitivo se dá através de exames de imagem. Assim, tem-se como objetivo relatar o caso do diagnóstico ultrassonográfico de hidrocefalia congênita em um canino de raça pug com 45 dias. A paciente demonstrava sinais neurológicos, como vocalização constante, head pressing e desorientação, além de atraso no desenvolvimento em relação ao restante da ninhada. Para o diagnóstico foi realizado exame ultrassonográfico da janela temporal direita, esquerda e fontanela.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Andreza Bernardi da Silva, Carina Burkert da Silva, Thaís Cozza dos Santos, Eduarda Santos Bierhals, Peter Wachholz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.