Hiperadrenocorticismo canino: Revisão
DOI:
Palavras-chave:
Cães, cortisol, doençaResumo
Também conhecido como síndrome de Cushing, o hiperadrenocorticismo (HAC) é uma doença endócrina, que acomete principalmente cães de meia idade a idosos. Na maioria das vezes, se manifesta de forma silenciosa, passando despercebido pelos tutores, que demoram a procurar ajuda profissional do Médico Veterinário, que acaba por sua vez, dando um diagnóstico tardio. A doença se caracteriza pela produção excessiva do hormônio cortisol. A etiologia do HAC, nos permite classifica-lo como iatrogênico, sendo causado pelo uso indiscriminado de glicorticoides, ou espontâneo, podendo ser dependente da hipófise ou da adrenal, estes dois últimos, sendo causados por tumores, em suas respectivas glândulas. O animal acometido por essa doença, apresenta diversas alterações clínicas e laboratoriais, resultantes da produção excessiva de cortisol. A presente revisão de literatura ao abordar as principais informações sobre o HAC em cães, caracterizando a etiologia da doença, a epidemiologia, os principais sinais clínicos, os testes de diagnóstico, o prognóstico e a escolha do tratamento, tem como objetivo contribuir para condutas assertivas frente ao HAC, uma vez que a frequência da doença na rotina clínica é significativa e representa um desafio, para nós Médicos Veterinários.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fernanda Cristina Kik Silva, Julia Pereira Drumond, Nathalia das Graças Dorneles Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.