Timoma em cão: Relato de Caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n05a804.1-9Palavras-chave:
Oncologia, timo, timectomia, toracotomia intercostal, toracotomia lateralResumo
Timoma é um tumor que surge a partir de células do timo, um órgão presente em todos os mamíferos e responsável pela maturação de linfócitos T, que regride de tamanho ao longo da vida, até que na idade adulta é gradualmente substituído por tecido adiposo. Tais tumores são mais comuns em animais idosos e os sinais clínicos associados a esse tipo de neoplasia são muitas vezes não específicos até que atinjam grandes proporções. Um diagnóstico preliminar de timoma é muitas vezes feito com base na localização do tumor e citologia aspirativa. Comparado a outros tipos de tumor que podem ocorrer nessa região, os timomas costumam ter bom prognóstico com o tratamento. O presente artigo relata o caso de uma cadela da raça Labrador Retriever de onze anos de idade, diagnosticada com timoma de origem epitelial, que como tratamento elegeu-se a timectomia através de toracotomia intercostal com ressecção de costela. O timoma foi identificado através de exames de imagem como radiografia torácica e tomografia computadorizada, pela citologia aspirativa e confirmado diagnóstico por meio de exame histopatológico. A paciente teve evolução favorável no pós-operatório e, até o momento, apresenta-se em ótimo estado geral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Taine Elia de Oliveira, Paula Papareli de Oliveira, Elisangela Guedes Duarte, Carolina Vianna Leite Otero, Verônica Garcez Araújo, Bruno De Tullio Augusto Roque Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.