Enriquecimento ambiental em zoológicos
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n05a813.1-9Palavras-chave:
bem-estar, cativeiro, depressão, estresse, estímulos, recintoResumo
Os zoológicos foram criados com objetivos que divergem da realidade presente, voltados atualmente para a conservação de espécies, educação ambiental e pesquisas científicas, não unicamente para entretenimento do homem. Visando melhorar a vida dos animais mantidos em cativeiro, o enriquecimento ambiental promove estímulos que proporcionam a interação animal com o meio e com outros seres, possibilitando expressar comportamentos comuns à sua espécie, aumentando, deste modo, o grau de bem-estar. Pode ser aplicado em cinco diferentes métodos: social, físico, sensorial, cognitivo e alimentar, tendo em vista o objetivo a ser aplicado, comportamentos e hábitos de cada espécie. O recinto deve apresentar as necessidades que o cativo exige, assemelhando-se ao máximo com o habitat natural e a realidade em vida livre. A falta ou aplicação ineficiente do enriquecimento pode acarretar inúmeros problemas, como aumentar índices de depressão, ansiedade, estresse, reduzir taxas reprodutivas e entre outros que serão apresentados de forma mais aprofundada neste trabalho. O presente estudo abordou um compilado de bibliografias que realçam o papel dos zoológicos com o decorrer dos anos e a relevância do enriquecimento ambiental nos recintos agregado ao bem-estar animal e melhor qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Beatriz Bezerra Morezzi, Izabella Sponchiado Alves, Larissa Ayashi Kawanichi, Maria Clara Silva Bergamo, Martina Galeriani Pirasol, Milena Ingles dos Santos, Fernanda de Paula Roldi Vieira,Mauro Henrique Bueno de Camargo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.