Combinação da cetamina e da xilazina para reduzir a dor durante a eletroejaculação em cães
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n08a889.1-6Palavras-chave:
Coleta, sêmen, mamíferosResumo
Este trabalho avaliou a eficiência da combinação entre a cetamina e a xilazina para reduzir a dor associada à eletroejaculação (EEJ) em cães. Para tanto, 10 cães sem raças definidas foram anestesiados (I.M.) com a associação de 8,0 mg. kg-1 de cloridrato de cetamina (Cetamin®, Syntec, Brasil), e 1,0 mg.kg-1 IM de cloridrato de xilazina (Xilazin®, Syntec, Brazil), sendo então submetidos ao procedimento de eletroejaculação. Os estímulos dolorosos foram avaliados pela aferição das frequências cardíacas e respiratórias, mensuradas a cada 5 minutos; e temperatura retal, antes e após a EEJ. A média das variáveis avaliadas diminuiram, sugerindo que este protocolo anestésico usado é seguro para a coleta de sêmen por eletrojaculação e pode evitar a dor associada a este procedimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Israel Pereira dos Santos, Rodrigo Fortunato de Oliveira, Isabel Candia Nunes da Cunha, José Leonardo Gualberto Ramos, Cristina Leite Francisco Gualberto Ramos, Priscilla Carla dos Santos Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.