Insuficiência cardiocongestiva por trombose na veia cava com broncopneumonia necroexudativa secundária
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n08a893.1-5Palavras-chave:
Acidose, pneumonia, ruminanteResumo
O objetivo deste estudo foi relatar um caso de trombose da veia cava com broncopneumonia secundária em uma vaca holandesa de dois anos de idade oriunda do município de Jacutinga, Rio Grande do Sul. A trombose da veia cava é uma enfermidade que acomete bovinos adultos que são alimentados com dietas a base de concentrados, caracteriza-se pela presença de êmbolos sépticos na corrente sanguínea, os quais são formados a partir de trombos da veia cava caudal que obliteram o lúmen vascular, causando hipóxia tecidual. A etiologia mais comum de trombose da veia cava é a acidose ruminal, gerando ruminite e subsequente abscedação do fígado e tromboembolismo da artéria pulmonar, úlceras de abomaso e polioencefalomalácia. O animal estava no terço final da gestação quando apresentou mastite, dor ao caminhar e tosse, recebia alimentação a base de silagem de milho e ração balanceada com 20 % de proteína. Foi realizado o tratamento para mastite e após 15 dias ao primeiro tratamento foi realizada antibioticoterapia a base de enrofloxacina, intramuscular. O animal veio ao óbito e dados de necropsia e histopatológicos indicaram ser compatíveis com insuficiência cardiocongestiva possivelmente por trombose na veia cava com broncopneumonia necroexudativa secundária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maurijane Strapasson, Daniel Rossi, Júlia Fogilarini Moura, Juliana Franciele Ruzycki, Rodrigo Grando, Diorges Henrique Setim, Marina Menoncin Weschenfelder Rohenkohl, Mauro Antônio de Almeida, Geciane Toniazzo Backes, Daniela dos Santos de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.