Avaliação comparativa entre dois glicosímetros portáteis e o método laboratorial enzimático colorimétrico na dosagem glicêmica em cavalos
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n08a880.1-5Palavras-chave:
equinos, glicemia, glicose, laboratorialResumo
Na clínica equina, o sistema de aferição de referência para glicemia é o método laboratorial enzimático colorimétrico. Entretanto, é necessário equipamento, reagente específico e maior demanda de tempo para sua realização. Devido a praticidade, os glicosímetros portáteis vêm ganhando espaço na medicina veterinária, fornecendo o resultado de forma rápida, facilitando a dosagem da glicemia a campo. Diversos estudos utilizaram glicosímetros portáteis para aferição da glicemia em equinos, contudo, ainda há muitas controvérsias sobre a confiabilidade de seus resultados em comparação com o método enzimático. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi avaliar a utilização de dois glicosímetros portáteis para a mensuração da glicemia em equinos considerando como controle o teste laboratorial convencional. Para tanto, foram avaliados o glicosímetro portátil veterinário Wellion GLUCO CALEA® e o glicosímetro portátil humano ACCU-CHEK Performa® e comparados com o teste enzimático colorimétrico. Concluiu-se que o glicosímetro ACCU-CHEK Performa® pode ser utilizado para testes de glicemia rápida em equinos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Karin Heloise Tavares, Pricilla Pozzatti, Carlos Eduardo Nogueira Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.