Produção e composição bromatológica do capim-Tanzânia (Panicum maximum) em diferentes idades de rebrotação
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n8.1700Palavras-chave:
FDA, FDN, manejo de pastagem, proteína brutaResumo
Avaliou-se o efeito de diferentes idades de rebrotação sobre a produção e o valor nutritivo do capim-Tanzânia nas condições ecológicas dos tabuleiros costeiros do Piauí. O delineamento experimental utilizado foi blocos ao acaso, com cinco repetições, sendo os tratamentos constituídos por cinco idades de rebrotação (7, 14, 21, 28 e 35 dias), perfazendo um total de vinte e cinco parcelas ou unidades experimentais de 6 m2 cada uma. As avaliações compreenderam dois períodos experimentais, sendo o primeiro de 02/09/2008 a 16/12/2008 e o segundo de 01/09/2009 a 15/12/2009. Nos dois períodos a produção de matéria seca e a composição bromatológica foram avaliadas após três cortes de uniformização, a 10 cm do solo, a cada 35 dias, nas cinco idades de rebrotação. A área experimental recebeu, parceladamente, a adubação de 340 kg ha-1 de N e 252 kg ha-1 de K2O no primeiro ano e 420 kg ha-1 de N e 336 kg ha-1 de K2O no segundo ano, além de 70 kg ha-1 de P2O5 na fundação. As irrigações foram realizadas através de um sistema de aspersão convencional fixo, de baixa pressão e vazão. A produtividade de matéria seca aumentou linearmente com a idade de rebrotação atingindo o valor de 5,7 t ha-1 aos 35 dias. O teor de matéria seca (TMS) aumentou linearmente com a idade de rebrotação, variando de 15,64 % a 20,14 % dos 7 aos 35 dias. O teor de proteína bruta (PB) apresentou comportamento inverso, reduzindo-se linearmente de 17,0 a 7,8 % dos 07 aos 35 dias. O teor de fibra em detergente neutro (FDN) também apresentou resposta linear, atingindo o limite crítico inferior a 60 % de 24 a 28 dias de rebrota e o teor de fibra em detergente ácido (FDA), através de um comportamento quadrático estimou valores próximos a 35 % até a idade de 28 dias. Considerando, em conjunto, os limites críticos para valores de PB, FDN e FDA, bem como um valor adequado para TMS, recomenda-se para o capim-Tanzânia, nas condições ecológicas dos tabuleiros costeiros do Piauí, um período de descanso entre 21 e 28 dias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Braz Henrique Nunes Rodrigues, Alex Carvalho Andrade, João Avelar Magalhães, Pedro Dantas Fernandes, Francisco José de Seixas Santos, Newton de Lucena Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.