Resolução cirúrgica de fecaloma em Mini Horse: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n11a967.1-5Palavras-chave:
Fecaloma, laparotomia, cólicaResumo
A presença de fecalomas em equinos está relacionada a ingestão acidental de substâncias como pedaços de corda, cama, plástico e outros materiais, levando a uma compactação da ingesta com consequente obstrução e distensão de alças intestinais. É uma afecção comum em pôneis, mini horses e potros, causando uma obstrução, na maioria das vezes, no cólon menor. O presente trabalho relata um caso de síndrome cólica em um eqüino, Mini Horse, de 2 anos de idade, apresentando sinais de desconforto abdominal há dois dias. O exame físico revelou freqüência cardíaca e respiratória elevada, hipomotilidade à auscultação, distensão abdominal, mucosas de coloração pálida com presença de halo toxêmico e pirexia. A análise do líquido peritoneal revelou aumento de leucócitos. No hemograma foi identificada leucopenia. O animal foi submetido à laparotomia exploratória, sendo identificada a presença de um fecaloma em terço proximal do cólon menor, retroflexão da flexura pélvica e compactação de cólon maior.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Vivian Volpe Salomão, Rogério Navarro de Abreu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.