Lúpus eritematoso discóide canino: relato de caso
DOI:
Palavras-chave:
corticosteróides; dermatologia; imunorreatividadeResumo
As doenças auto-imunes são consideradas raras em cães e gatos. Dentre elas, as mais frequentemente diagnosticadas são o pênfigo foliáceo e o lúpus eritematoso discóide ou cutâneo. O lúpus eritematoso discóide é considerado por alguns autores como uma variação benigna do lúpus eritematoso sistêmico, com manifestações clínicas restritas ao tegumento. A etiologia permanece incerta, mas vários fatores parecem influenciar para determinar o seu surgimento e dentre eles podemos citar a predisposição genética, envolvimentos hormonais, imunológicos e a radiação ultravioleta. Os sinais clínicos mais observados são despigmentação, eritema e descamação do plano nasal, podendo se expandir raramente para pina, periocular, junções muco-cutâneas e condutos auditivos externos. O diagnóstico se baseia na anamnese, exame físico e histopatologia do tecido cutâneo afetado. O tratamento consiste na aplicação tópica e/ou sistêmica de corticosteróides e protetor solar nas áreas despigmentadas. O presente trabalho visa relatar um caso de lúpus eritematoso discóide em um cão da raça pastor alemão, com 4 anos de idade e otite bilateral recorrente, arresponsiva ao tratamento com solução otológica à base de enrofloxacino, sulfadiazina de prata e hidrocortisona. Ao exame físico foram notados meneios de cabeça, condutos auditivos externos eritematosos, doloridos e de fácil sangramento à otoscopia, além de despigmentação e lesões erodidas em comissuras nasais. Com base nos achados do exame clínico foi possível suspeitar de doença auto-imune, sendo o LED confirmado pela histopatologia das lesões em comissuras nasais. O paciente até a presente data apresenta remissão total das lesões em plano nasal e do quadro de otite externa bilateral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Sinésio Gross Ferreira Filho, Francisco Lucas Fernandes, Marcelo Oliveira Chamelete, Rosyane Sousa Cruzeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.