Limitações à aplicabilidade da RDC 306 na Medicina Veterinária
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n7a361.1-13Palavras-chave:
manejo de resíduos, medicina veterinária, serviços de saúdeResumo
O trabalho teve como objetivo a avaliação do nível de conhecimento de médicos veterinários e estudantes do 9° e 10° semestres de cursos de medicina veterinária a respeito da Resolução Diretoria Colegiada-RDC N° 306/2004 da ANVISA que dispõe sobre as diretrizes para manejo de resíduos gerados por serviços de saúde. Foi realizado um levantamento quantitativo através de um questionário encaminhado via Google Drive para 60 médicos veterinários e 70 alunos de medicina veterinária. Os grupos alvos da pesquisa foram médicos veterinários que atuam em clínicas, laboratórios, hospitais veterinários, pet shops, atendimento à domicílio, professores do curso de medicina veterinária e estudantes do curso de medicina veterinária dos 9° e 10° semestres. Solicitamos a cada participante que respondesse ao questionário e também que reenviasse para outros profissionais com o mesmo perfil, utilizando a metodologia Snowball Sampling ou bola de neve. A pesquisa foi realizada entre os dias 02 de fevereiro de 2018 com término em 02 de abril de 2018. A partir da análise dos resultados foi possível observar diversas lacunas no conhecimento tanto dos estudantes quanto dos profissionais, o que prejudica a aplicabilidade da Norma e por sua vez ocasiona o manejo inadequado dos resíduos sólidos de saúde. Foram sugeridas medidas norteadoras para que o tema seja abordado de forma mais ampla e objetiva, colaborando não só com o meio ambiente, mas principalmente com a segurança e saúde dos profissionais da área durante sua jornada de trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Pablo Garcia Grangel Monteiro, Vládia Delmiro Rocha da Costa, Maria Eugênia Moraes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.