Uso do plasma rico em plaquetas no tratamento de tendinites na medicina equina
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n03a1053.1-8Palavras-chave:
Cicatrização, colágeno, hemoderivados, tendãoResumo
A tendinite é uma doença comum de equinos atletas que possui altas taxas de insucesso no tratamento, levando a recidivas e interrupção precoce das atividades atléticas do animal. Assim, em busca de melhores opções para o tratamento destas lesões, o plasma rico em plaquetas (PRP) vem sendo utilizado. O PRP é um hemoderivado que contém diversos fatores terapêuticos, que aumentam a vascularização, modificam a resposta inflamatória, aumentam a deposição de colágeno e a organização das fibras, resultando em um melhor processo cicatricial do tendão. Os métodos de obtenção têm sido estudados, porém ainda não existe um consenso sobre o mais adequado, existindo variação principalmente quanto a velocidade e força de centrifugação e os constituintes presentes no PRP. A aplicação do PRP é realizada intra ou perilesional, podendo ser associada a ultrassonografia para facilitar a aplicação no local correto. O melhor momento e a frequência ideal de administração ainda não estão bem definidos, todavia melhores resultados têm sido obtidos na fase aguda da lesão tendínea, e a administração única é a mais prática mais comum. Diante disso, o PRP mostra-se como boa alternativa para o tratamento de tendinite em equinos, sendo barato, seguro e capaz de reduzir recidivas e acelerar o retorno as atividades atléticas do animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Felipe Eduardo Dal Más, Rafael Rostirolla Debiage, Matheus Morillo Bär, Marilene Machado Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.