Sarna demodécica em cão adulto: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n5a322.1-45Palavras-chave:
Demodex canis, demodiciose, dermatopatiaResumo
A sarna demodécica canina é causada mais comumente pelo ácaro Demodex canis e acomete cães de todas as idades, prevalecendo nos cães jovens. É de grande importância veterinária uma vez que a patologia frequentemente leva à furunculose e infecção bacteriana secundária, assim seu diagnóstico, tratamento e acompanhamento são fundamentais no controle da doença. Como é passível de ser confundida com outras doenças de pele, a anamnese e o exame clínico se tornam imprescindíveis no atendimento veterinário. Com o objetivo de analisar um caso desta dermatopatia em cão, buscou-se uma caracterização do animal e do estágio da doença, além da busca por embasamento teórico sobre a doença. Com base na caracterização da mesma, foi realizado o tratamento tópico com shampoos medicamentosos, e sistêmico com antibióticos e anti acaricidas, além do acompanhamento periódico do paciente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Rosimeri Spegiorin, Tatiana Palma Durlo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.