Descrição morfométrica da anatomia cardíaca canina e humana: proximidades e distanciamentos
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n6a355.1-7Palavras-chave:
Anatomia, coração, morfologiaResumo
Artigo desenvolvido como primeiro resultado da pesquisa oriunda do Projeto de Estudos em Cardiologia na Universidade Montes Belos – UniMB, curso de Medicina Veterinária – Estudo Comparativo do Perfil Cardiológico entre Cães e Homens: parâmetros das principais cardiopatias e similaridades anatômicas. O objetivo específico desta análise é reavaliar as proximidades entre as classes hominidae e canidae quanto ao quesito anatômico do coração. As proximidades, semelhanças e os distanciamentos, diferenças entre a morfometria cardíaca do cão e do humano. O referenciamento teórico teve como base argumentativa Queiroz e Moura (2018), Gonshal (1986) e Carvalho (et al, 2002) para suporte argumentativo na discussão morfométrica cardíaca canina e humana, Cunninghan (2008) para a fisiologia cardíaca e outros autores, de igual importância para a sustentação do arquétipo argumentativo deste trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Gustavo Duarte de Oliveira, Vanessa Pavesi de Faria, Lilian Regina Inácio de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.