Ceratoconjuntivite seca em cão: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n03a1052.1-5Palavras-chave:
Tacrolimus, sulfato de tobramicina, qualidade de vidaResumo
Este artigo teve como objetivo elucidar o tratamento da ceratoconjuntivite seca (CCS) em uma cadela da raça Bulldog francês utilizando fármacos tópicos como lacrimogênicos, lacrimomiméticos, mucolíticos, imunossupressores e antibacterianos. Considerando que a CCS é uma doença inflamatória crônica comum que causa desconforto e secreção ocular nos cães, a relevância deste relato foi salientar a eficiência do colírio Sulfato de Tobramicina 0,02% (Nome comercial: Tacrolimus) para o controle desta enfermidade e assim poder proporcionar uma melhor qualidade de vida ao animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Heloísa Kerr Euzebio, Tânia Parra Fernandes, Luiz Fernando Gouveia Nery
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.