Utilização de ferramentas digitais na pecuária e extensão rural
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n12a469.1-9Palavras-chave:
agronegócio, aplicativos móveis, gestão, produtividadeResumo
Neste trabalho foi realizado um levantamento sobre os aplicativos móveis disponibilizados de forma gratuita e em língua portuguesa, voltados para a gestão no setor agropecuário e seu alcance. Para isto, foram realizadas pesquisas com palavras-chave nas lojas online Google Play e Apple Store, nas plataformas Android e iOS, respectivamente. O alcance foi estimado pelo número de downloads diretos para cada aplicativo móvel identificado. Foram encontrados trinta e cinco aplicativos móveis, destes, vinte e nove são pertencentes a empresas de iniciativa privada e seis oriundos de programas de esfera pública. A maioria dos aplicativos foi disponibilizada em 2017, denotando aumento da demanda no setor. Mais da metade dos aplicativos identificados são voltados para o setor de bovinocultura de corte ou leite, contudo, há indícios de uma potencial demanda para as demais categorias de aplicativos, indicada pelo alcance via downloads diretos. O comportamento observado nos dados é que aplicativos específicos tem alcance direto maior do que aplicativos genéricos de gestão. As ferramentas digitais vêm gradativamente conquistando espaço na produção animal, a internet mostra-se um excelente veículo para difundir informações técnicas geradas por pesquisadores e levá-las ao campo, atendendo à crescente demanda por informações técnicas e atuais em todos os segmentos da pecuária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Laya Kannan Silva Alves, Gustavo Pereira Viana, Camila Raineri

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.