Porcine circovirus 2: Status atual e seus desafios
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n04a1095.1-14Palavras-chave:
Circoviridae, circovírus suíno, suíno, circovirose, vacinas, genótipoResumo
Os circovírus suíno (Porcine circovirus - PCV), descritos pela primeira vez na década de 70, são os menores vírus pertencentes à família Circoviridae. Atualmente, existem quatro espécies de circovírus suíno (PCV1 a PCV4), sendo PCV2 o de maior importância econômica na suinocultura por estar associado à diversas síndromes patológicas e representar uma distribuição ubíqua. Nos últimos anos, foram descobertos oito genótipos de PCV2 (2a-2h), sendo os PCV2a, PCV2b e PCV2d de maior prevalência nas granjas de suínos no mundo todo. Os fatores que contribuíram para o surgimento desses novos genótipos são desconhecidos, mas um deles está relacionado à alta taxa de mutação observada nos PCVs. As vacinas disponíveis contemplam PCV2a e PCV2b, e apesar do surgimento de novos genótipos, experimentos realizados à campo e em condições controladas, indicam proteção cruzada entre os principais genótipos de PCV2 por vacinas comerciais que utilizam como base PCV2a e PCV2b. Assim, no Brasil e em outros países produtores de suínos, as doenças relacionadas ao PCV2 estão controladas, mas o vírus apresenta uma evolução rápida sendo necessário um monitoramento constante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rosecleer Rodrigues da Silva, Alessandra Marnie Martins Gomes de Castro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.