Bem-estar e suas perspectivas na produção animal
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n1a481.1-5Palavras-chave:
comportamento, cinco liberdades, economia, ética, estresseResumo
O bem-estar animal apresenta premissas da preocupação com o animal de produção, pois o mesmo possui direito de expressar seu comportamento natural e ter acesso as suas necessidades fisiológicas, psicológicas e comportamentais. Estudos apontam aumento na produção e reprodução quando o animal tem acesso às cinco liberdades, pois o animal com uma boa genética pode expressar todo o seu potencial produtivo ou reprodutivo, de acordo com suas aptidões, além de melhorar a qualidade do produto final. Portanto, o objetivo desta revisão é apontar quais são as perspectivas e influência do bem-estar animal na produção, sua interferência na produtividade e economia. Dentro destas perspectivas de produção, o bem-estar animal proporciona maior lucratividade, pois surge o perfil de consumidor ético, que deseja comprar alimentos de origem animal que estiveram sob condições de bem-estar durante seu ciclo de vida até o abate, onde o animal não passou por sofrimentos e pode expressar seu potencial de produção e reprodução, além de atender a exigência do mercado externo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Hierro Hassler Freitas Azevedo, Aline Pacheco, Adcleia Pereira Pires, Jonival Santos Nascimento Mendonça Neto, Daniela Ariana Gama Pena, Andria Tavares Galvão, Emely Daniela Mezzalira Ferrari, Beatriz Vilas Boas Ferreira de Almeida, Thayanne Vanessa Lais de Oliveira Batista, Ceiça Freitas Araújo, Wanessa Laís de Oliveira Batista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.