Ocorrência, classificação e quantificação de contusões em carcaças de bovinos abatidos em Frigorífico no RS
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n01a724.1-8Palavras-chave:
Abate, carcaças, contusões, fatores predisponentesResumo
As perdas por contusões geram grandes prejuízos à pecuária sem levantamentos confiáveis em nível nacional. O estudo regionalizado buscou evidenciar os fatores que influenciam a ocorrência de contusões em carcaças de animais abatidos em um frigorífico no RS. Foram acompanhados e classificados 42 lotes destinados ao abate, totalizando 816 carcaças avaliadas para severidade, distribuição e quantificação de perdas por contusões, buscando evidenciar a influência de fatores como sexo, categoria animal, distância de transporte, sistema de terminação, características físicas e padrão racial dos animais na ocorrência de hematomas e lesões de graus I, II e III em carcaças. Foram detectadas contusões leves (GI) em 56,25%, moderadas (GII) em 15,26% e graves (GIII) em 1,22% das carcaças avaliadas, totalizando perdas médias de 378,16 g/carcaça. Fêmeas adultas apresentaram maior frequência de lesões e perdas, com diferenças significativas (P < 0,05) em relação aos machos jovens, para diversos parâmetros avaliados. Para o grupo de fêmeas jovens, a presença de aspas influenciou (P < 0,05) na ocorrência de perdas maiores na toalete em relação às fêmeas jovens mochas. A distância de transporte não influenciou na severidade, distribuição ou no volume de perdas na toalete. Fêmeas adultas apresentam maiores perdas em relação às demais categorias avaliadas, com maior severidade e maior frequência de lesões.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Paulo Afonso Anezi Junior, Paulo Afonso Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.