Mielograma na rotina laboratorial para a clínica de cães
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n04a1079.1-15Palavras-chave:
Células sanguíneas, citologia, diagnóstico, medula óssea, mielogramaResumo
O mielograma, exame citológico da medula óssea, representa um importante recurso na clínica de cães para determinar a origem de alterações na circulação sanguínea. Sua base é a avaliação da medula óssea, que nos adultos está presente principalmente nos ossos chatos, como o esterno e as costelas, e sua principal função é a de hematopoese, a produção de células sanguíneas, sendo elas as hemácias, leucócitos (granulócitos – neutrófilos, eosinófilos e basófilos, agranulócitos – monócitos e linfócitos), além das plaquetas. Para o mielograma, é necessário realizar a coleta correta da medula óssea, e sua análise envolve a avaliação da celularidade, determinação da relação Mieloide:Eritroide, avaliação das reservas de ferro e a pesquisa de parasitas, sendo que na espécie canina os mais comuns são Leishmania spp. e Ehrlichia spp. A busca de alterações na medula óssea se dá normalmente quando o paciente apresenta anormalidades hematológicas que não são explicadas com os outros exames de rotina. A sua análise e interpretação auxiliam o médico veterinário a alcançar o diagnóstico correto para o paciente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcella Procópio Valle Couto, João Carlos Toledo Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.