Influência de altas dosagens de cloreto de potássio no desenvolvimento de espécies em cultivo hidropônico

Autores

  • Weuler Vasconcelos BIOTA Projetos e Consultoria Ambiental
  • Regis Rates de Melo Graduando em Agronomia, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Palmeiras de Goiás, Goiás, Brasil.
  • Sara Lane Sousa Gonçalves Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Departamento de Agronomia, Palmeiras de Goiás, Goiás, Brasil.
  • Francisco José Benedini Baccarin Agrônomo na Agência Goiana de Defesa Agropecuária, Palmeiras de Goiás, Goiás, Brasil.
  • Weuler Alves Vasconcelos Engenheiro Florestal, Mestre em Ciências Florestais e Ambientais, Analista Ambiental na Biota Projetos e Consultoria Ambiental, Goiânia, Goiás, Brasil.
  • Sabrina do Couto de Miranda Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Departamento de Botânica, Palmeiras de Goiás, Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n4a558.1-9

Palavras-chave:

estresse salino, solução, sobrevivência

Resumo

Resumo. A salinidade se refere à existência de níveis de sais solúveis no solo que podem prejudicar de forma significativa o rendimento das plantas cultivadas. Dentre os sais que podem estar envolvidos neste processo, podemos citar o Cloreto de potássio. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi verificar a influência de diferentes dosagens de Cloreto de potássio em cultivo hidropônico na sobrevivência e no desenvolvimento de três espécies com usos agronômicos (Melissa officinalis, Lactuca sativa e Eruca sativa). Utilizando o sistema de hidroponia NFT (Nutrient Film Technique) foram testados seis tratamentos preparados a partir de solução comercial (Hidrogood fert – Kit de solução nutritiva hidropônica), calibrando-se a dosagem para 20 litros. Nos tratamentos foram testadas dosagens excedentes de Cloreto de potássio sendo 0g para o controle, 92, 184, 276, 368 e 460 gramas, nos tratamentos 1 a 5 respectivamente. No total foram 96 dias de experimentos divididos entre as espécies estudadas. A análise da mortalidade/sobrevivência dos indivíduos das diferentes espécies estudadas mostrou que todas obtiveram 100% de sobrevivência no tratamento controle do transplantio ao final do experimento. Doses adicionais de Cloreto de potássio testadas nos tratamentos 1 a 5 possibilitaram sobrevivência e desenvolvimento até certo limite imposto pelas habilidades adaptativas de cada espécie. A análise dos dados gerados pelas espécies demonstrou que a solução controle propiciou o desenvolvimento, contudo as variações nas dosagens de potássio testadas revelaram níveis diferenciados de sensibilidade sendo Melissa officinalis a mais sensível, Lactuca sativa de sensibilidade intermediária e Eruca sativa a menos sensível às altas concentrações de potássio.
Palavras chave: estresse salino, solução, sobrevivência

Downloads

Publicado

25-05-2020

Edição

Seção

Agricultura

Como Citar

Influência de altas dosagens de cloreto de potássio no desenvolvimento de espécies em cultivo hidropônico. (2020). Pubvet, 14(04). https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n4a558.1-9

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)