Efeitos do meloxicam e do cetorolaco em gatas submetidas a ovariohisterectomia eletiva
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n04a1089.1-7Palavras-chave:
Analgesia, anti-inflamatório, dor, segurança clínicaResumo
Nosso objetivo foi avaliar a analgesia preemptiva do meloxicam e cetorolaco, e seus efeitos sobre as enzimas renais, hepáticas e segurança clínica digestiva em gatas submetidas à ovariohisterectomia. Vinte e quatro gatos, os quais foram alocados em quatro grupos (n = 6), foram utilizados. Os animais receberam meloxicam (MPRE) ou cetorolaco (CPRE) antes da indução anestésica e solução salina após o procedimento cirúrgico. Inversamente, receberam solução salina antes da indução anestésica e meloxicam (MPOS) ou cetorolaco (CPOS) após o procedimento cirúrgico. Os tempos (T0-T6) avaliados no período cirúrgico estão de acordo com o procedimento cirúrgico. Em T0, T2 e T6, amostras de sangue foram coletadas para dosagem de cortisol. No pós-operatório, os animais foram avaliados nas escalas visual analógica (EVA) e de dor multidimensional em felinos (EDM Unesp-Botucatu), seus perfis renal e hepático e presença de vômito e diarreia por 3 dias. Para frequência cardíaca (FC), os valores em MPOS foram maiores que em MPRE (T1, T2 e T5) e em CPOS foram maiores que em CPRE (T1, T2 e T6). Para a concentração de cortisol, os valores no CPOS foram maiores do que no CPRE, MPRE e MPOS (T0 e T6), e no CPOS foram maiores do que no CPRE e MPRE (T2). Para o escore de dor UNESP-Botucatu MPS, os valores do MPRE foram maiores que do MPOS (apenas no M2). Concluímos que não houve analgesia preemptiva para meloxicam e cetorolaco. Ambas as drogas mostraram-se seguras nas avaliações renal e hepática. No sistema digestivo, foi observada uma incidência reduzida de distúrbios gastrointestinais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vanessa Sasso Padilha, Ronise Tocheto, Julieta Volpato, Mariana de Jesus, Nilson Oleskovicz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.