Análise retrospectiva sobre leptospirose na região metropolitana I do Rio de Janeiro de 2015 a 2019
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n06a846.1-8Palavras-chave:
Leptospirose, região metropolitana, saúde pública, zoonoseResumo
O trabalho teve como objetivo analisar os 438 casos notificados através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e definir um perfil epidemiológico da leptospirose na região metropolitana I do estado do Rio de Janeiro entre os anos de 2015 a 2019. A leptospirose é uma zoonose de notificação obrigatória e de suma importância para a saúde pública devido a elevada incidência de novos casos e pelo seu alto grau de transmissão, principalmente durante períodos de enchentes. Os resultados obtidos através da plataforma DATASUS-TABNET confirmaram a maior prevalência de casos positivos da doença na cidade do Rio de Janeiro e nos municípios da Baixada Fluminense, além disso, observou-se o maior acometimento de indivíduos do gênero masculino, de faixa etária entre 20 a 59 anos e que possuíam um baixo grau de escolaridade, foi verificado um alto percentual de cura nos acometidos, indicando uma melhora considerável desses pacientes. Pôde-se concluir que a prevalência da leptospirose está intimamente relacionada a fatores socioeconômicos como saneamento básico, acesso à informação e uma adequada infraestrutura no local de residência dos acometidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Thayná de Amorim Santos, Alexandre de Pina Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.