Fisiologia do exercício uma ferramenta imprescindível na avaliação de equinos atletas: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n06a848.1-10Palavras-chave:
Avaliação, equino, fisiologia do exercício, medicina esportivaResumo
As respostas fisiológicas e bioquímicas do equino atleta, antes, durante e após o exercício físico, são estudadas na fisiologia do exercício e, para que este se inicie e ocorra a contração muscular, para isso é necessário que o organismo produza energia pela produção de ATP, que ocorrem de três processos sendo eles alático ou lático, o processo alático ocorre pela metabolização creatina fosfoquinase (forma anaeróbica) e da glicose pelo ciclo de Krebs (forma aeróbica), já processo lático ocorre pela metabolização do lactato. Durante o exercício, na tentativa de restabelecer os parâmetros dos equinos, ocorrem alterações fisiológicas. A fisiologia do exercício, vem estudando através de testes de esforço, realizados em esteira ergométrica ou a campo, formas de obtenção de parâmetros para avaliação da espécie. Este estudo objetivou avaliar uma ferramenta imprescindível que é a fisiologia do exercício sobre o condicionamento físico de equinos atletas, por meio de parâmetros que observam o desempenho destes animais. Para a metodologia foi feito o levantamento bibliográfico de artigos e direcionados a fisiologia do exercício equino, além disso foram abordadas ferramentas necessárias para avaliação dos equinos atletas sendo estas respostas neurológicas, cardiovasculares, músculo esqueléticas e eletrolíticas. Conclui-se que a utilização de testes para a avaliação do desempenho atlético em equinos realizados por esteira ergométrica ou a campo juntamente com as respostas fisiológicas, obtidas pela ação do exercício e do treinamento, é considerada uma valiosa ferramenta para a medicina esportiva equina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mylena Dedemo de Figueiredo, Guilherme Barbosa da Costa, Valeska Rodrigues, Daniel Paulino Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.