Conhecimento de tutores sobre a síndrome aérea dos cães braquicefálicos
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n06a827.1-8Palavras-chave:
Braquicefálicos, cães, estenose, síndromeResumo
A presente pesquisa teve como objetivo atestar o nível de conhecimento a respeito da síndrome das vias aéreas dos cães braquicefálicos que têm maior predisposição nas raças obtidas pelos tutores entrevistados. A síndrome das vias aéreas dos braquicefálicos se caracteriza pelo conjunto de anomalias do trato respiratório superior em animais braquicefálicos, onde podemos evidenciar estenose das narinas, prolongamento do palato mole e hipoplasia traqueal. Podendo ocorrer também alterações de cunho secundário como edema e espessamento do palato mole, disfunção da laríngea evoluindo para colapso laríngeo, edema de faringe e laringe, eversão dos sáculos laríngeos. Para realizar este estudo foram coletados os dados por questionários anônimo on line, realizados no formulário google de oitenta e três (83) tutores de cães braquicefálicos, realizado de janeiro até junho de 2020, para atestar seus conhecimentos sobre a existência dessa síndrome, sua gravidade, se há cura, se o animal possui a síndrome, e se o mesmo manifesta os sinais clínicos característicos de maneira recorrente. Segundo a pesquisa apenas 36,1% se informaram sobre a doença pelo seu médico veterinário de eleição, 34,9% afirmaram não saberem do que se trata, 18,1% se informaram pela internet, 7,2% se informaram por um amigo ou familiar e 3,6% pelas revistas ou jornais. Logo podemos concluir que apenas 39,7% dos tutores entrevistados se informaram sobre a doença através de fontes seguras. A maioria dos tutores já tinha ouvido falar a respeito da síndrome das vias aéreas dos cães braquicefálicos, mas não sabiam informar se seu animal possuía ou não a mesma, apesar de apresentarem um ou mais sinais clínicos recorrentes característicos. Foi evidenciado pelo presente estudo que o nível de escolaridade está diretamente relacionado à desinformação a respeito da síndrome, pela dificuldade que a falta de escolaridade proporciona dificultando o interesse em buscar fontes seguras de acesso à informação sobre a síndrome.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Bianca Giraldelo Pitta Lopes, Thereza Christina de Vasconcelos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.