A coluna toracolombar do cavalo atleta: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n06a844.1-8Palavras-chave:
Lombalgia, performance, radiografia, ultrassonografiaResumo
As lombalgias acometem a maioria dos equinos atletas, sendo estas, importantes causas de claudicação e queda de performance nestes animais. Contudo, localizar a origem destas alterações e quantificar a intensidade da dor não é uma tarefa fácil, uma vez que somente o exame físico destes atletas muitas vezes não é o bastante para encontrar o foco da lesão. A eficácia e rapidez no diagnóstico das enfermidades da coluna reduz o impacto econômico que estas alterações podem trazer, uma vez que o tratamento requer grande investimento. Entre as principais lombalgias, podem-se destacar a desmite do ligamento supra-espinhoso e o contato ou sobreposição dos processos espinhosos, também conhecida como Kissing Spines. O diagnóstico definitivo dessas patologias só é alcançado por meio de exames complementares, como a radiografia e a ultrassonografia. O presente estudo tem por objetivo revisar a anatomia e biomecânica, bem como as principais alterações da coluna equina e seus meios diagnósticos complementares, a fim de esclarecer a importância destas ferramentas diagnósticas da medicina equina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Gabrielle de Almeida Barreto, Marina Albers Negrucci, Bárbara Dezotti Pessinatti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.