Reconhecimento e avaliação da dor em bovinos: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n06a831.1-12Palavras-chave:
Bem-estar, comportamento, produção, ruminantesResumo
A dor, além de ser uma experiência desagradável, é um mecanismo importante de proteção do organismo e manutenção da vida, e o entendimento da sua fisiologia, suas principais causas, seu reconhecimento e avaliação em bovinos é necessário para o direcionamento do tratamento ideal, que promova o bem-estar animal minimizando os prejuízos na cadeia produtiva. A avaliação da dor em bovinos representa um desafio e o seu tratamento é considerado muitas vezes inadequado, devido à falta de conhecimento sobre os comportamentos relacionados a dor e a crença que pela sua rusticidade e resistência sintam menos dor que os pequenos animais, ou até mesmo não setem dor. Os estudos a respeito da avaliação da com base no comportamento tem recebido atenção crescente, e geralmente comportamentos de dor em bovinos descritos na literatura são aqueles frequentemente associados a doenças como mastites, metrites, pododermatites, artrite séptica, peritonite, miíases externas, ou práticas de manejo como castrações, marcação com ferro quente e descornas. Algumas ferramentas, como escalas de avaliação da dor, estão sendo produzidas e utilizadas para a avaliação da dor em bovinos, e é notória a percepção da sociedade sobre a importância do reconhecimento e tratamento da dor não só em bovinos, mas em todos os animais de produção, objetivando sobretudo o bem-estar animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marllos Henrique Vieira Nunes, Acácio Duarte Pacheco, Juliana Tessália Wagatsuma

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.