Avaliação e composição nutricional de rações secas para cães adultos
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n07a853.1-7Palavras-chave:
Alimentação, rotulagem, composição, legislaçãoResumo
O Brasil é considerado o segundo maior produtor mundial de alimentos destinados a cães e gatos, ficando atrás apenas dos EUA. Esses são classificado de acordo com a própria indústria em segmentos comerciais, em econômico, standard, premium e super premium, diferindo quanto a matéria prima utilizada e composição nutricional, sendo o MAPA responsável por realizar a fiscalização dos mesmos. Os cães nos dias atuais desempenham papel como companhia, vínculo emocional, considerados por alguns como membros da família, aumentando assim o contato e convívio com os seres humanos. Todo esse contato gera por meio dos tutores, maior preocupação quanto à saúde, qualidade de vida e alimentação do seu animal. Desta forma, objetivou-se determinar a composição nutricional de rações secas para cães adultos, avaliando se as informações declaradas nos rótulos são condizentes com o apresentado pelas mesmas e se atendem as necessidades nutricionais dos cães. Foram adquiridas doze amostras de rações e classificadas de acordo com o fabricante em econômica, standard, premium e super premium. Cada segmento era composto por três rações de fabricantes distintos. Foi realizado análise bromatológica das mesmas, avaliando quanto ao teor de umidade, matéria mineral, proteína bruta, extrato etéreo e fibra bruta. Os resultados obtidos foram comparados com o valor observado e declarado pela fabricante, através de análise descritiva da média e desvio padrão. Todos os segmentos apresentaram diferenças significantes com relação ao demonstrado em rótulo, sendo o segmento econômico apresentou maiores diferenças entre o valor observado e o declarado no rótulo, seguido da linha super premium, premium e standard, respectivamente. Levando em consideração a legislação, o segmento econômico apresentou resultados que inviabilizam seu uso devido não atender as necessidades dos cães.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcos Vinicius Ramos Afonso, Nathália Gonçalves de Jesus, Natan de Souza Oliveira, Walber de Oliveira Rabelo, Ana Luiza Teixeira Amado Jorge, Giovana Miranda de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.