Tomada de decisão quanto ao uso de medidas profiláticas na produção de animais melhoradores
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n07a875.1-7Palavras-chave:
Higiene, profilaxia, manejo preventivoResumo
O desempenho de um sistema de produção necessita constantemente de boas práticas sanitárias, minimizando riscos do desenvolvimento de doenças nos rebanhos, por meio de medidas profiláticas preventivas ou curativas, bem como a adoção de medidas de higiene. Neste sentido, realizou-se um estudo analítico-descritivo sobre as ações realizadas por produtores rurais após a participação em uma exposição internacional de animais, no Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de identificar as medidas profiláticas adotadas quando no retorno às propriedades de origem. Aplicaram-se questionários semiestruturados, na forma de entrevista, a 13 produtores rurais, os quais trabalham com diferentes espécies e raças, amostrados intencionalmente e tendo como critério de seleção o interesse e disponibilidade em participar da pesquisa. Nas entrevistas, os produtores foram questionados sobre o manejo estabelecido em relação às medidas de higiene e profilaxia dos animais que participam de exposições e feiras, bem como sobre a incidência de doenças no rebanho quando no retorno à unidade produtiva (UP). Dos treze entrevistados, três (23%) relataram adotar medidas de manejo diferenciado no retorno dos animais à propriedade. A ocorrência de enfermidades nos animais após o retorno à UP foi relatada em três UPs. O resultado encontrado foi diferente do esperado ('P < 0,001), supondo que a não adoção de manejo sanitário adequado possa culminar com aumento na incidência de agravos à saúde. Embora a baixa incidência de doenças nos rebanhos seja relatada pelos entrevistados, as medidas de higiene e profilaxia são ferramentas imprescindíveis à prevenção e controle de enfermidades transmissíveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Éverton Mrás da Paz, Felipe Anicet Bittencourt, Gabriela Maia de Azevedo, Verônica Schmidt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.