Percepção da população sobre doença renal crônica em animais de companhia em Manaus, Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n07a861.1-7Palavras-chave:
Cão, doença renal crônica, gatoResumo
Animais de companhia estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros, assumiram importante papel na relação intrafamiliar e geram maior interesse dos tutores com sua saúde. Contudo, há poucos dados disponíveis sobre o grau de conhecimento dos tutores sobre sanidade e bem-estar animal de cães e gatos no que se refere a enfermidades relevantes, como a Doença Renal Crônica (DRC), doença silenciosa em estágios iniciais, de difícil controle e frequentemente diagnosticada apenas em fases avançadas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento sobre a DRC em cães e gatos entre moradores de Manaus/AM e também traçar um panorama sobre os hábitos e cuidados de rotina proporcionados a esses animais. Para isso, foram entrevistadas 268 pessoas por meio de um questionário on-line através da ferramenta Google Forms. Os resultados revelaram que a maioria da população desconhece a DRC em animais e poucas pessoas levam o pet regularmente ao médico veterinário. Grande parte dos participantes procura atendimento veterinário somente em caso de doença ou vacinação animal. Um dado alarmante encontrado é que muitos entrevistados relataram nunca ter levado seu pet para uma consulta ao médico veterinário. Os resultados comprovam a importância e a necessidade de atividades de orientação e prevenção a doenças em cães e gatos a fim de manter os tutores bem informados e melhorar a qualidade de vida destes animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Matheus Henrique Nogueira, Marina Pandolphi Brolio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.