Colecistectomia por Laparoscopia em cães
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n07a868.1-14Palavras-chave:
Cães, colecistectomia, laparoscopiaResumo
A colecistectomia consiste na retirada cirúrgica da vesícula biliar por algum motivo que não a torne mais viável, e que com a sua remoção, os sinais clínicos do animal devem se solucionar. As principais indicações para a colecistectomia incluem: mucoceles, colelitíases, colecistites, infecções bacterianas, rupturas traumáticas ou espontâneas e neoplasias. A vesícula biliar se localiza anexada ao fígado em uma fossa entre os lobos medial direito e quadrado. A vesícula biliar não exerce uma função essencial, sendo até ausente em algumas espécies e sua retirada não gera grandes prejuízos ao animal. A colecistectomia usualmente é feita por laparotomia (técnica aberta), mas com o avanço da medicina veterinária a laparoscopia já está sendo utilizada em diversos lugares, ainda com pouca abrangência, mas com boas perspectivas de se estabelecer na rotina da cirurgia veterinária. A laparoscopia por ser uma cirurgia minimamente invasiva, possui diversos benefícios ao paciente como: maior precisão de diagnóstico, melhoria da visibilidade, diminuição do estresse do paciente, pós-operatório com recuperação mais rápida, taxa de infecção reduzida, diminuição da morbidade e permanência hospitalar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcos Paulo Assunção Benevides
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.