Avaliação do nível de conhecimento da população sobre leite cru, UHT e pasteurizado em 18 estados brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n07a869.1-8Palavras-chave:
Leite cru, leite UHT, microrganismos, pasteurização, valor nutricionalResumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar do consumo de leite cru, UHT/UAT (Ultra-alta temperatura) e pasteurizado através de questionário realizado pela plataforma digital “Google forms”, utilizada para a avaliar as preferências e regularidade de consumo dos entrevistados em relação a esses lácteos, bem como o risco de contaminação por microrganismos e os valores nutricionais que cada variedade de leite teria segundo eles. Foram obtidos trezentos e setenta e quatro questionários respondidos provenientes de dezoito estados brasileiros, e realizou-se a tabulação de seus resultados para uma melhor visualização dos dados, desta forma pôde-se compreender os motivos que levaram as pessoas a escolherem o tipo de leite consumido. Durante a pesquisa foi observado que grande parte dos entrevistados informou acreditar que o leite cru seria mais saudável, já que segundo eles o mesmo possui mais nutrientes, menor contaminação bacteriana ou não apresenta conservantes, no entanto, apenas uma pequena parcela dos entrevistados respondeu consumir leite cru. Em contrapartida, a maioria dos entrevistados afirmou consumir leite UHT ou pasteurizado, e destes pouco mais da metade relataram que esses lácteos seriam melhores que o leite cru. Ao fim desta pesquisa observou-se que a população brasileira ingere grande quantidade de leite pasteurizado ou UHT, movimentando boa parte da indústria brasileira e tendo perspectiva de crescimento do consumo e aumento nesse segmento do mercado, ao passo que ainda há preconceitos referentes a esses lácteos por conta de fraudes notificadas em jornais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Amanda de Oliveira Veloso, Mariane Vignoli Pereira, Marcus Vinicius Cotrim Pimenta, Yasmim Rocha de Castro, Paola Rodrigues Brígida, Renato Leite Silveira, Fabiana Batalha Knackfuss
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.