Interação entre surfactantes e proteínas
DOI:
Palavras-chave:
Proteína, surfactante iônico, relação estrutura-função, interação proteína-surfactanteResumo
Muitas abordagens têm sido focadas sobre a interação proteína-surfactante. Interações surfactantes-proteína são muito comuns nos campos da medicina, química, biologia etc. De fato, têm sido estudado diversos aspectos dessa interação, tais como a influência do estado de agregação do surfactante (monômero, agregado pré-micelar, micela e lipossoma) sobre a estrutura proteica, as propriedades do sistema surfactante-proteína, a caracterização dos sítios de interação na superfície proteica, a identificação de conformações proteicas intermediárias etc. A interação de diversos tipos de proteína com as diferentes espécies de surfactante pode fornecer várias informações para a pesquisa de sistemas bioquímicos e biofísicos, tais como a relação estrutura-atividade de proteínas assim como o mecanismo de interação entre proteínas e moléculas anfifílicas. Nesse contexto, proteínas com grupo prostético são exemplos muito interessantes, uma vez que a presença de um grupo não-aminoacídico pode fornecer várias informações através de diferentes técnicas instrumentais de análise, atuando como uma sonda de todas as cadeias polipeptídicas. O presente trabalho analisa esse tópico e o potencial desses estudos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Leonardo Marmo Moreira, Juliana Pereira Lyon

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.