Tratamento de Otohematoma em Cão (Canis familiaris) através da Homeopatia: Relato de Caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n8a647.1-5Palavras-chave:
Hematoma aural, deformações, homeopatia injetávelResumo
O otohematoma é uma patologia comumente diagnosticada em cães, sendo caracterizada pelo acumulo de sangue no pavilhão auricular externo do animal, em sua maioria de origem traumática. Os tratamentos de eleição para a melhora clínica da orelha acometida são, em geral, invasivos. O presente trabalho, relata o caso de um cão, labrador, fêmea, atendido na Clínica Veterinária NaturalPet, diagnosticado com otohematoma. O mesmo, foi tratado, exclusivamente, através de medicamentos homeopáticos. A prescrição dos medicamentos, baseou-se na lei dos semelhantes e, o tratamento determinado foi através dos medicamentos Hamamelis virginiana D12(1x10-12), Arnica montana D9(1x10 -9) e Bellis perenis 30CH (1x10-60). O protocolo terapêutico utilizado neste caso foi conclusivo, reestabelecendo a função do pavilhão auricular, sem deformações do tecido acometido. Assim, a terapêutica homeopática demonstrou ser uma importante ferramenta, no tratamento de otohematoma em cães, dispensando a necessidade de procedimentos invasivos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ana Catarina Viana Valle, Hilana dos Santos Sena Brunel, Aloísio Cunha de Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.