Queilite angular traumática em ovino com desenvolvimento secundário de uma infecção fúngica: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n9a654.1-5Palavras-chave:
Brachiaria decumbens, ovino, Queilite angular traumática, zigomicoseResumo
A Queilite angular é caracterizada por um processo inflamatório envolvendo as comissuras labiais, tendo entre seus desencadeantes os fatores mecânicos, sendo pouco descrita em animais. O objetivo foi apresentar um caso clínico envolvendo uma ovelha atendida na Clínica Veterinária da PUCPR, campus Toledo. O animal chegou à clínica apresentando uma lesão em rima labial inferior esquerda de consistência firme e sem o acometimento de ossos ou dentes. O diagnóstico definitivo se deu por meio do histórico e exames complementares (histopatológico e cultura fúngica). O exame histopatológico da lesão revelou uma Queilite angular traumática pelo consumo recorrente de Brachiaria decumbens. Por meio do cultivo fúngico, foi possível diagnosticar o desenvolvimento secundário de uma zigomicose por Mucor racemosus. Este trabalho demonstra a importância do correto diagnóstico de enfermidades na clínica veterinária, bem como a apresentação de uma enfermidade rara ainda não relatada na espécie ovina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Vagner José Teixeira de Souza, Tiago André Frigotto, Caio Henrique Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.