Intoxicação por Cannabis sativa: Desafios relacionados à clínica de animais de companhia
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n9a651.1-97Palavras-chave:
Canino, droga, fitocanabinoides, maconha, THCResumo
As plantas do gênero Cannabis produzem, entre outros, uma classe de compostos químicos com relevante ação psicotrópica, os fitocanabinoides, por este motivo ela é a droga recreativa de maior consumo mundial. A proximidade dos animais de companhia com humanos e seus aspectos comportamentais, os tornam suscetíveis a exposição a essa e outras drogas. O perfil toxicológico da intoxicação por Cannabis sativa L. está diretamente relacionada a proporção entre a concentração do delta-9-tetraidrocanabinol e canabidiol na amostra ingerida. Dois compostos químicos com elevada lipossolubilidade, o que faz sua absorção, distribuição e metabolização ocorrerem rapidamente. Seguida a absorção, eles interagem com receptores canabinoides presente no corpo, o CB1 (predominante no cérebro) é o responsável pela maior parte dos sintomas causados pelo contato, ocasionando principalmente sintomas relacionados ao sistema nervoso central. Contudo, a interação com o CB2 (predominante em outras partes do corpo) e o perfil variável dessa interação com ambos receptores pode resultar em efeito excitatório ou inibitório, dificultando a realização do diagnóstico clínico, sendo agravado pela ausência de teste rápido compatíveis para o diagnóstico de intoxicação. O tratamento, diante da ausência de antídotos específicos, se baseia na redução da absorção, terapia de suporte baseado na sintomatologia clínica presente e na peculiaridade das intoxicações por Cannabis. Na ausência de afecções concomitantes o prognóstico é favorável, porém é importante seu reconhecimento e diferenciação de outras intoxicação e afecções neurológicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Otávio Luiz Cardoso Rios, Kelmanny Crislen Ferreira Sousa, Thiago Barros Correia da Silva, Fernando Wiecheteck de Souza, Marcia Kikuyo Notomi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.