Determinação da concentração plasmática de cTSH no diagnóstico de hipotireoidismo primário em cães: relato de quatro casos
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n8a646.1-5Palavras-chave:
Endocrinopatia,hipotireidismo canino,tiroxinaResumo
O hipotireoidismo primário em cães apresenta sinais clínicos inespecíficos e sistêmicos, o que impossibilita o diagnóstico somente através de exame clínico, hemograma e bioquímica sérica de rotina. Dessa forma, deve-se realizar testes de função da tireoide aliados aos sinais clínicos, para o diagnóstico definitivo desta endocrinopatia. Quatro cães, um macho e três fêmeas, com idade entre 4 e 10 anos, que apresentavam sinais clínicos sugestivos de hipotireoidismo foram avaliados quanto às concentrações plasmáticas de T4 livre (fT4) e TSH canino (cTSH). Em todos os cães diagnosticados com hipotireoidismo primário, observou-se aumento da concentração de cTSH e diminuição do T4 livre. À medida que foram tratados com levotiroxina sódica, observou-se melhora na reavaliação dos parâmetros de cTSH e fT4. Hemograma e bioquímica sérica foram realizados para auxiliar no descarte das comorbidades e eutireoideo doente. O diagnóstico definitivo e acompanhamento do tratamento do hipotireoidismo primário deve se basear nas determinações das concentrações plasmáticas de fT4 e cTSH. Recomenda-se descartar o quadro de eutireoideo doente para o sucesso da terapia de reposição hormonal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Thalita de Freitas Durval, Renata Novais Mencalha, Fabrício Nascimento Gaudêncio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.