Esplenectomia total em cão apresentando dois baços: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n12a704.1-8Palavras-chave:
canino, dois baços, esplenectomia total, rupturaResumo
A esplenectomia total tem sua constância na clínica cirúrgica em alterações como neoplasias esplênica, torções (estômago ou baço) ou trauma grave que acarretar uma hemorragia que não possa ser cessada, assim levando ao paciente risco de morte. O uso dessa técnica traz resultados eficazes em cães, quando associada a distúrbios de caráter hemolítico onde o uso da terapia não se mostra eficaz. Possui curso clinico relacionado a distensão, podendo ser ocasionada por massas, esplenomegalia generalizada ou até mesmo por hemorragia intra-abdominal gerado por trauma. O objetivo deste trabalho foi relatar um caso de esplenectomia total em um cão apresentando dois baços. Um canino macho, não castrado, sem raça definida (SRD), três anos e oito meses de idade, com queixa de atropelamento apresentando sangramento mandibular. Na ultrassonografia foi visto duas estruturas de parênquima e forma igual com descontinuidade de bordo em lobo cranial e heterogeneidade sugestivo de ruptura, além disso, contatou-se presença de discreta quantidade de liquido livre abdominal assemelhando-se a hemorragia. Foi instituído procedimento cirúrgico sendo realizada abertura de cavidade abdominal onde se constatou a presença de dois baços e regeneração de tecido esplênico em região de mesentério. Sendo estabelecida terapia cirúrgica utilizando-se o método de esplenectomia total, onde se obteve sucesso apesar das alterações vistas no pós-operatório, tornando-se possível acompanhar a recuperação do paciente junto à terapêutica instituída.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Karolliny Thais Rodrigues de Souza, Marcelo Alves Herdy, Liliane Maria Valentim Willi Monteiro, Fabiana Batalha Knackfuss
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.