Avaliação do impacto emocional após a perda de um pet
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v17n01a1345Palavras-chave:
Animal, emocional, luto, óbitoResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a compreensão emocional dos responsáveis após a perda de um animal de companhia, visto que, suas expectativas de vida são menores que dos humanos, sendo, portanto, um dos primeiros desconsolos a serem vivenciados e superados. Todos os pesquisados tiveram animais em suas vidas. Foi verificado que, posteriormente ao falecimento, em 78% dos casos que houve à percepção do luto e todas as formas de repercussão emocional, sendo altamente relevantes, principalmente, como a sensação equivalendo-se a da perda de um familiar para 50% dos casos, solidão em 11% e 9% de culpa dos tutores. Todavia, não impediram que 75% retornassem a ter a presença de um pet em suas residências, mesmo que 27% não tenha sentido seu luto validado ou apoiado; porém, o fato que 73% tenham obtido esse suporte, foi um elemento motivador e determinante. Os benefícios de ter convivido com os animais foi um fator decisivo, já que 90% se lembram, dizem ter sido mais felizes ao tê-los em suas vidas, o que ocasionou o desejo de acolhê-los em sua moradia novamente. 72% afirmaram que traziam mais felicidade ao lar, 13% sentiam mais apoio emocional com a companhia deles e 5% por empatia. Além disso, 95% têm o interesse que seus filhos possam compartilhar do convívio com um animal durante sua juventude. Os empecilhos dos 25% dos casos que não voltaram a ter um animal foram; a falta de preparo psicológico para passar pelo luto novamente, impossibilidade financeira, espaço restrito, falta de tempo e trauma da experiência vivida com 40, 16, 16, 12 e 16% respectivamente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carolina Quintanilha Ferreira Cabral, Fabiana Batalha Knackfuss
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.