Complexo gengivite-estomatite-faringite linfoplasmocitária felina: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v17n02a1344Palavras-chave:
Cavidade oral, doença periodontal, exodontia, felinos domésticosResumo
O Complexo gengivite-estomatite-faringite linfoplasmocitária felino é uma afecção de alta incidência entre os felinos, caracterizada por uma resposta inflamatória exacerbada, que pode ser local ou difusa, com a presença de úlceras e proliferações ulcerativas graves na mucosa oral, observadas a partir do acúmulo de placa bacteriana e cálculo dentário, tendo como progressão a doença periodontal grave. Os animais afetados demonstram, principalmente, ligeira disfagia a severa relutância em se alimentar, decorrente da dor intensa e inflamação oral. A diminuição na ingestão de alimentos pode ser caracterizada pela apatia e perda de peso progressiva. Essa doença afeta animais entre três e quinze anos, mas é comumente observada em felinos com oito anos de idade. O tratamento clínico e, principalmente, o cirúrgico mostram, na maioria das vezes, uma grande melhora na recuperação desses animais. Com isso, o presente trabalho tem como finalidade relatar um caso clínico de um paciente felino com complexo gengivite-estomatite com gengivite-estomatite-faringite linfoplasmocitária atendido na Clínica Veterinário da PUC-Campinas, bem como discutir sua patogenia e opções terapêuticas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Beatriz Belisario Marcos, Beatriz Preventi Correia, Fábio Augusto de Souza Guimarães, Manoela Lee, Pedro Henrique Bombardi Duarte, Thaynara Suellen Souza Sá, Michele Andrade de Barros, Douglas Segalla Caragelasco, Leandro Elias Silva Biazzo, Lívia Aparecida D'Avila Bitencourt Pascoal Biazzo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.