Os benefícios do enriquecimento ambiental na dermatite psicogênica: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16Sup1.a1317.1-5Palavras-chave:
Animais, ansiedade, bem-estar, comportamentoResumo
O bem-estar animal é definido como o estado de equilíbrio entre o animal e seu ambiente, descrito por condições físicas e fisiológicas aceitáveis. É de responsabilidade do tutor zelar pelo bem-estar de seus animais e adequar o ambiente para recebe-los. A crescente valorização do enriquecimento ambiental para animais de companhia vem ganhando destaque nos últimos anos. Tendo sua origem principalmente em zoológicos, estendendo-se aos animais de companhia até chegar aos grandes animais de produção. Algumas técnicas são utilizadas a fim de proporcionar e adequar o ambiente para que esses animais tenham uma maior aceitação do local onde vivem. Ansiedade e estresse são sinais muito característicos de animais que vivem em ambientes empobrecidos ou não enriquecidos, causando desconfortos e distúrbios comportamentais. A dermatite psicogênica pode ser caracterizada como uma inflamação crônica de pele, causando comportamentos indesejáveis como a lambedura excessiva dos membros. O enriquecimento ambiental aliado ao bem-estar animal proporcionará qualidade de vida aos animais, livrando-os de comportamentos indesejáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 João Francisco Ribeiro Neto, Guilherme Silva dos Santos, Vanessa Maria Machado Ale

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.