Dor crônica e bem-estar em animais de companhia
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16nsup1.a1302.1-4Palavras-chave:
Dor, sofrimento animal, bem-estarResumo
Esta revisão tem por objetivo atrair a atenção para a importância de estudos colaborativos das bases biológicas da dor e sua relação à clínica psiquiátrica veterinária. Durante todo o período de vida, os animais defrontam-se com situações desafiadoras e estressantes que são capazes de desencadear respostas neuroendócrinas complexas, levando a ajustes no comportamento e na fisiologia, a fim de maximizar a probabilidade de sobrevivência. A dor pode alterar a funcionalidade cerebral, modificando estratégias de enfrentamento do indivíduo e influenciar na qualidade de vida. O conhecimento acerca da neuroanatomia, neurofisiologia e do conceito de bem-estar animal pode renovar a atenção para esse sistema complexo, e promover uma possível estratégia para o tratamento de condições dolorosas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Erika Zanoni Fagundes Cunha, Adriane Hertel, João Luiz Androukovitch, Gelson Genaro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.