Sinais radiográficos de corpo estranho esofágico radiopaco em cão: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n04a798.1-5Palavras-chave:
afecção digestiva superior, obstrução, radiologiaResumo
Este trabalho teve como objetivo relatar o caso de um cão com corpo estranho esofágico, apontando os sinais radiográficos em decorrência deste, além de dissertar sobre os tipos, radiopacidade, localização frequente e conduta do médico veterinário radiologista diante desta situação. Casos de corpo estranho é relativamente comum em cães. Pode ter importância clínica ou não, é recomendado a realização de exames radiográficos simples ou contrastados que pode ser complementado com a ultrassonografia e outras modalidades como a tomografia computadorizada, ressonância magnética e endoscopia. O diagnóstico foi baseado na anamnese, sinais clínicos e imagens radiográficas do corpo estranho. Posteriormente, o paciente foi encaminhado ao centro cirúrgico para realização da esofagostomia e toracotomia para remoção dos fragmentos ósseos (corpo estranho). A utilização do exame radiográfico foi de extrema importância para determinar o diagnóstico de obstrução esofágica, possibilitando agilidade no encaminhamento e na sua intervenção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lara Caroline Aires Paranhos, Priscilla Macedo de Souza, Gustavo Costa Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.