Esporotricose canina: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n08a1184.1-5Palavras-chave:
Esporotricose, Sporothrix, itraconazolResumo
A esporotricose é uma zoonose fúngica que pode acometer diversas espécies de animais. O presente relato refere-se a um cão da raça Shih-tzu, fêmea, um ano, domiciliado, que apresentava aumento de volume nasal com despigmentação, secreção serossanguinolenta, espirros e dispneia inspiratória. Após descartada a suspeita de neoplasia por histopatológico, que apresentou resultado compatível com rinite linfoplasmocítica discreta, o paciente foi encaminhado para consulta com imunologista. Para realização de diagnóstico diferencial compareceu à Divisão de Vigilância de Zoonoses de São Paulo, onde foi coletado material das narinas por meio de swab para cultura fúngica, positiva para Sporothrix spp. O cão não tinha histórico de contato com animais com esporotricose, sendo que a principal suspeita de infecção foi por meio da terra de um vaso de plantas, localizado na residência. O tratamento foi realizado com Itraconazol 10 mg/kg SID por 11 semanas, e mantido por mais 10 semanas após remissão total da lesão. Após duas semanas da suspensão do antifúngico, o animal retornou com aumento de volume nasal e dispneia, sendo necessário reinício do tratamento com o itraconazol, com remissão total da lesão após 12 semanas. O clínico veterinário deve estar atento ao contexto epidemiológico da região, incorporar em sua rotina a esporotricose como diagnóstico diferencial frente a um quadro de lesões cutâneas e acompanhar o paciente após a suspensão do tratamento para avaliar possível recidiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fátima Mendes, Juliana Anaya Sinhorini, Tamara Leite Cortez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.